Erradicar a Pobreza - nível 2

25 abril 2007



Briefing: Assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e despertar a atenção da população para os seus novos sinais na sociedade, muitos deles desconhecidos para a maioria das pessoas. Levar as pessoas a ler o manifesto Cais.
Ideia: Para acabar com a pobreza é preciso identificá-la primeiro. Este era o desafio do email e do jogo interactivo onde as pessoas tinham de descobrir os principais sinais de pobreza em Portugal. Alguns deles só são possíveis identificar, lendo o manifesto. O cenário do jogo é uma das mais conhecidas praças de Lisboa - o Rossio - onde, no dia 17, vários actores representaram os sinais de pobreza da ilustração.
Resultados: Dos 40.000 emails enviados, 41% das pessoas navegaram no site e 27,15% reenviaram o email recebido. Para além disso, esta acção teve cobertura nos principais meios de comunicação social.

Erradicar a Pobreza - nível 1


Briefing: Assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e despertar a atenção da comunicação social para a acção desenvolvida pela Cais. Conseguir a publicação de vários artigos.
Ideia: Para acabar com a pobreza é preciso identificá-la primeiro. Este era o desafio do jogo interactivo onde as pessoas tinham de descobrir os principais sinais de pobreza em Portugal. Mas, antes disso, havia o nível 1 – para jornalistas. Neste caso, a ideia era a de que este objectivo não seria tão simples como ir de A a B. Na verdade, a colaboração deles era essencial. No email que recebiam era pedido que unissem A a B e, fazendo isso, revelavam o texto do press release.
Resultados: Esta acção teve cobertura nos principais meios de comunicação social, imprensa, televisão e rádio.

Projecto global Cais


Briefing: Criar uma forma de financiamento para a Cais e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da sociedade para um tema pertinente e as actividades que a associação desenvolve.
Solução Criativa: Criámos uma agenda para 2007 – o ano internacional da imigração – para a CAIS em parceria com a ACIME. Para esse projecto foram convidados a colaborar os 12 fotógrafos mais conhecidos da publicidade que retrataram cada separador e vários temas relacionados com a integração dos imigrantes. A campanha criada para vários meios, visava apelar à consciência das pessoas, já que ao comprarem um objecto útil para o seu dia-a-dia estariam também a ajudar muitas outras pessoas a ter um dia-a-dia melhor.